Poltronas famosas de designers incríveis! Parte 2
- Minimob
- 8 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2023
Vamos continuar a nossa aventura pelo fascinante mundo do designer. Siga Minimob nas redes sociais
Cadeira Panton
1967: Verner Panton.
A cadeira Panton foi criada em 1967 pelo designer e arquiteto dinamarquês Verner Panton
A cadeira Panton surgiu justamente no período em que as pessoas clamavam por liberdade . A cadeira Panton foi a primeira sem pés, sua base é toda feita em plástico liso em todos os seus lados e sem nenhuma divisão entre o assento e sua estrutura. A cadeira foi também um grito de liberdade para a sua época com um design totalmente inovador
Um móvel pop que foi desenhado há mais de 50 anos, a Cadeira Panton é símbolo do mobiliário contemporâneo, a peça é considerada como uma escultura e apresenta um design irreverente. Em forma de "S", a Panton foi a primeira cadeira a ser moldada integralmente em plástico têm várias funcionalidades à parte, como ser empilhada e manuseada com facilidade.

https://www.minimob.com.br/product-page/miniatura-cadeira-panton
Cadeira Swan
1958: Arne Jacobsen
Assim como a poltrona Egg, a Swan (ou Cisne) foi projetada para os lounges do hotel dinamarquês Royal SAS. Seu desenho foi o resultado da pesquisa de Jacobsen sobre as formas fluídas e curvas.
Com sua forma elegante e orgânica a Cadeira (ou Poltrona) Swan é uma das mais renomadas peças na história do design de mobiliários
Originalmente, a cadeira foi desenhada e fabricada na garagem do próprio Jacobsen e hoje é produzida em todo o mundo.
Como seu próprio nome diz, a cadeira “Cisne” (Swan em inglês) é delicada e graciosa. Seu complexo design de proporção e aerodinâmica, sua resistência e conforto, permitem usá-la em ambientes residenciais e comerciais, compondo com os demais itens do mobiliário, sejam estes modernos ou retrôs.

Cadeira Wiggle
1972 : Frank Gehry
Foi em 1972 que o designer e arquiteto Frank Gehry criou uma peça escultural, que até hoje é um ícone do design de móveis modernos: a cadeira Wiggle.
Um dos arquitetos mais importantes da nossa época, Frank Owen Gehry é considerado um artista desconstrutivista por desafiar as leis da física e criar projetos inovadores e icônicos
Na proposta de utilizar materiais leves e econômicos, ele criou e desenvolveu a peça em papelão ondulado, colou várias camadas uma sobre a outra e fez com que a cadeira se tornasse forte o suficiente para aguentar o peso, além de ser muito prática.
O papelão, de maneira geral, não tem a proposta de ser nobre. Pode ser composto por uma, duas ou até três camadas de papel ondulado, o que faz a matéria-prima ficar resistente. Nos estudos de design de produto, o material é utilizado para a produção dos primeiros protótipos e também embalagens. O papelão é de fácil corte e manuseio, mas consegue ser bastante resistente.
A cadeira Wiggle, lançada em 1972, que faz parte do acervo do MoMA, em Nova York, tornou-se uma de suas peças mais conhecidas. Seu design apresenta ousadia tanto pelas curvas e forma escultural, quanto pela nova dimensão estética empregada em uma matéria-prima tão trivial


https://www.minimob.com.br/product-page/miniatura-cadeira-wiggle
Comments